casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doença renal
A azatioprina pode causar danos renais?
Sim, a azatioprina pode causar danos renais.
A azatioprina é um medicamento imunossupressor usado para tratar uma variedade de doenças, incluindo artrite reumatóide, doença de Crohn e colite ulcerativa. Atua suprimindo o sistema imunológico, o que pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar os sintomas.
No entanto, a azatioprina também pode causar vários efeitos colaterais, incluindo danos renais. Danos renais podem ocorrer em até 2% das pessoas que tomam azatioprina. É mais comum em pessoas que tomam altas doses do medicamento ou que o tomam há muito tempo.
Os danos renais causados pela azatioprina podem variar de leves a graves. Em casos leves, pode causar apenas um ligeiro aumento nos níveis de creatinina. Em casos graves, pode causar insuficiência renal.
Os fatores de risco para o desenvolvimento de danos renais causados pela azatioprina incluem:
- Idade avançada
- Diabetes
- Hipertensão
- Doença cardíaca
- Doença hepática
- Tomar outros medicamentos que podem causar danos aos rins
Se estiver a tomar azatioprina, é importante monitorizar regularmente a sua função renal. Seu médico solicitará exames de sangue para verificar seus níveis de creatinina e também poderá solicitar um exame de urina para verificar se há proteinúria. Se desenvolver algum sintoma de lesão renal, como inchaço nos pés, tornozelos ou mãos; ganho de peso inexplicável; ou diminuição da produção de urina, é importante consultar o seu médico imediatamente.
O dano renal causado pela azatioprina geralmente pode ser revertido se o medicamento for interrompido precocemente. No entanto, em alguns casos, pode causar danos renais permanentes.