casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal

Um CMV-IgG positivo pode ser doador de rim?

Um resultado positivo no teste de anticorpos IgG para citomegalovírus (CMV) indica que uma pessoa foi exposta e desenvolveu anticorpos contra o CMV, um herpesvírus comum.

No contexto do transplante renal, o estado serológico do CMV é uma consideração importante tanto para o dador como para o receptor.

- Para doadores: Um resultado positivo para CMV-IgG geralmente não desqualifica uma pessoa para ser doador de rim. No entanto, aumenta o risco de transmissão do CMV ao receptor, especialmente se o receptor for negativo para CMV (ou seja, não foi exposto ao CMV e não possui anticorpos contra ele).

- Para destinatários: Receber um rim de um doador positivo para CMV pode aumentar o risco de desenvolver infecção por CMV, particularmente em receptores negativos para CMV. A infecção por CMV pode causar complicações graves em receptores de transplantes, incluindo redução da função do enxerto, rejeição e outros problemas de saúde.

Portanto, no transplante renal, a avaliação e o manejo cuidadosos do risco de CMV são cruciais. Isto pode envolver medidas como rastreio pré-transplante, profilaxia antiviral e monitorização da infecção por CMV pós-transplante para minimizar os riscos potenciais associados à seropositividade para CMV em dadores e receptores.