casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal

Você consegue rastrear o fluxo sanguíneo do rim ao intestino delgado?

O caminho do fluxo sanguíneo do rim para o intestino delgado envolve várias etapas e passa por vários vasos sanguíneos. Aqui está o rastreamento do fluxo sanguíneo:

1. Artéria Renal:O sangue oxigenado entra no rim através da artéria renal, que se ramifica da aorta abdominal.

2. Glomérulo:Dentro do rim, a artéria renal se ramifica em vasos menores chamados arteríolas aferentes, que levam ao glomérulo. O glomérulo é uma rede de capilares onde o sangue é filtrado e os resíduos são removidos.

3. Veia Renal:Depois de passar pelo glomérulo, o sangue sai do rim através de arteríolas eferentes, que se fundem para formar a veia renal. A veia renal transporta o sangue desoxigenado para longe do rim.

4. Veia Cava Inferior:A veia renal une-se à veia cava inferior, um grande vaso sanguíneo que transporta sangue desoxigenado da parte inferior do corpo de volta ao coração.

5. Átrio Direito:A veia cava inferior deságua no átrio direito do coração.

6. Ventrículo Direito:Do ​​átrio direito, o sangue flui para o ventrículo direito, a câmara inferior direita do coração.

7. Artéria Pulmonar:O ventrículo direito bombeia o sangue desoxigenado para a artéria pulmonar, que o leva aos pulmões para oxigenação.

8. Capilares Pulmonares:Dentro dos pulmões, o sangue passa através de minúsculos vasos sanguíneos chamados capilares pulmonares, onde capta oxigênio e libera dióxido de carbono.

9. Veia Pulmonar:O sangue oxigenado retorna ao coração através das veias pulmonares, que desembocam no átrio esquerdo.

10. Átrio Esquerdo:O sangue oxigenado flui do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo, a câmara inferior esquerda do coração.

11. Aorta:O ventrículo esquerdo bombeia o sangue oxigenado para a aorta, a maior artéria do corpo.

12. Artéria Celíaca:A aorta se ramifica em várias artérias, incluindo a artéria celíaca, que fornece sangue aos órgãos abdominais, incluindo o intestino delgado.

13. Artéria Mesentérica Superior:A artéria celíaca ramifica-se ainda mais na artéria mesentérica superior, que fornece sangue especificamente ao intestino delgado.

14. Intestino Delgado:A artéria mesentérica superior se divide em vasos menores que fornecem oxigênio e nutrientes às paredes do intestino delgado.

15. Capilares Intestinais:Dentro do intestino delgado, os vasos sanguíneos se ramificam em capilares, permitindo a troca de oxigênio, nutrientes e resíduos entre o sangue e o tecido intestinal.

16. Veias intestinais:Depois de fornecer oxigênio e nutrientes, o sangue sai do intestino delgado através de pequenas veias, que se fundem para formar veias maiores.

17. Veia Mesentérica Superior:As veias do intestino delgado se unem para formar a veia mesentérica superior.

18. Veia Portal:A veia mesentérica superior une-se à veia esplênica e forma a veia porta. A veia porta transporta sangue do intestino delgado, estômago, pâncreas e baço para o fígado.

19. Fígado:A veia porta leva sangue rico em nutrientes ao fígado para processamento e desintoxicação.

20. Veias hepáticas:Do fígado, as veias hepáticas transportam o sangue processado de volta à veia cava inferior, completando a alça circulatória e devolvendo o sangue ao coração.

Em resumo, o caminho do fluxo sanguíneo do rim para o intestino delgado envolve vários estágios, incluindo a filtração do sangue no rim, o retorno ao coração, a oxigenação nos pulmões e a circulação no intestino delgado para entrega de nutrientes e remoção de resíduos antes retornando ao fígado para processamento posterior.