casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doença renal
Nefropatia por IgA:o que saber sobre disparidades raciais e de gênero
Nefropatia por IgA A nefropatia por IgA (IgAN) é uma doença renal caracterizada pela deposição de imunoglobulina A (IgA) nos glomérulos, os pequenos filtros nos rins que ajudam a remover os resíduos do sangue. IgAN é o tipo mais comum de glomerulonefrite primária, um grupo de doenças renais que afetam os glomérulos.
Disparidades raciais A IgAN é mais comum em certos grupos raciais do que em outros. Os asiáticos são o grupo étnico mais afectado, com uma prevalência estimada de 2-10% em alguns países. Os negros também apresentam risco aumentado de IgAN, com uma prevalência de 1-4%. Em contraste, a prevalência de IgAN é significativamente menor em caucasianos, com uma prevalência estimada inferior a 1%.
As razões para as disparidades raciais na IgAN não são totalmente compreendidas. No entanto, alguns fatores que podem contribuir incluem diferenças genéticas, fatores ambientais e fatores socioeconômicos.
Disparidades de gênero A IgAN também é mais comum em homens do que em mulheres. A razão exacta para isto é desconhecida, mas pode estar relacionada com o facto de os homens terem níveis mais elevados de IgA do que as mulheres. Além disso, os homens são mais propensos a fumar e beber álcool, sendo ambos factores de risco para IgAN.
Conclusão A nefropatia por IgA é uma doença renal comum que pode afetar pessoas de todas as raças e sexos. No entanto, existem algumas disparidades raciais e de género na prevalência de IgAN. Os asiáticos e os negros têm maior probabilidade de desenvolver IgAN do que os brancos, e os homens têm maior probabilidade de desenvolver IgAN do que as mulheres. As razões para estas disparidades não são totalmente compreendidas, mas alguns factores que podem contribuir incluem diferenças genéticas, factores ambientais e factores socioeconómicos.