AINEs interferem com a produção de prostaglandina , substância que desempenha um papel na permitindo que o sangue suficiente para chegar até os rins; prostaglandina menos significa menos fluxo de sangue . Esta falta de sangue pode causar com que os rins param de funcionar de forma eficaz. Pacientes que estejam tomando altas doses de NSAIDs , os pacientes que já têm alguns problemas nos rins ou as pessoas mais velhas estão em maior risco para a insuficiência renal causada por AINEs. Pessoas que tomam medicamentos como diuréticos também pode estar em risco de problemas renais , tendo AINEs. Essas pessoas devem discutir qualquer uso de over-the -counter AINEs com um médico.
Inibidores da ECA e Angiotensina II Bloqueadores do Receptor
inibidores da ECA e bloqueadores dos receptores da angiotensina II ( BRA ) são classes de medicamentos frequentemente utilizados para tratar a pressão arterial elevada. Ambos realmente tem benefícios para pessoas com doença renal crônica; no entanto, os medicamentos devem ser iniciados em doses baixas , com exames de sangue frequentes para monitorar a função renal. A leve redução na função renal é esperado quando um desses agentes é iniciada em primeiro lugar, mas se a redução é maior do que 30 por cento da linha de base , o agente deve ser interrompida e administrada a uma dose mais baixa, se reiniciado . Para evitar ainda mais o risco de insuficiência renal , os pacientes que tomam inibidores da ECA e BRA devem evitar medicamentos e desidratação AINE .
Antibióticos aminoglicosídeos
Os antibióticos aminoglicosídeos são úteis no tratamento de infecções bacterianas específicas Mas em 10 por cento a 20 por cento de pacientes , estes agentes podem provocar insuficiência renal . Os pacientes que estão em maior risco para a insuficiência renal após o uso de antibióticos aminoglicosídeos são as pessoas que recebem uma dose grande ou têm de ser tratados por um longo tempo; pacientes que estão a tomar outros medicamentos que podem causar problemas renais e pacientes que estão muito doentes . Problemas nos rins são geralmente vistos dentro de sete dias após o início do tratamento.
Radiológicos Dye
Os pacientes que têm outros problemas de saúde como diabetes , combinados com doença renal podem estar em maior risco para a insuficiência renal depois de um procedimento radiológico que utiliza meio de contraste . Os pacientes que recebem grandes quantidades de corante ou que sofrem de desidratação também podem desenvolver insuficiência renal depois de um procedimento. Tal como acontece com outros medicamentos e agentes que podem causar insuficiência renal, muitas vezes há uma diminuição inicial da função renal que estabiliza ao longo de alguns dias, mas em pacientes com fatores de risco anteriores, esta pode não melhorar . Ingestão adequada de líquidos e do uso de novos tipos de agentes de contraste pode reduzir este risco.
Outras Drogas
Em pacientes que estão em alto risco de problemas renais, vários outros medicamentos podem causar problemas. Diuréticos tomados isoladamente pode causar a desidratação que pode levar à insuficiência renal . Antibióticos, medicamentos antivirais específicos e antifúngicos como anfotericina B pode causar problemas nos rins e pode precisar de ser interrompido. É importante para alertar o médico a todos os medicamentos que uma pessoa está a tomar porque uma combinação de drogas ou de procedimentos podem causar problemas quando usados em conjunto . O médico irá monitorizar a função renal de perto ao prescrever qualquer um destes tratamentos para minimizar o risco de insuficiência renal.