Médicos e nutricionistas podem trabalhar com pacientes com doença renal para planejar uma dieta que irá garantir a ingestão de nutrientes adequados. Dieta planos individuais serão baseados nos resultados de testes laboratoriais que mede a função renal . O médico pode pedir um painel de função renal e exame de urina para determinar os níveis de sódio , fósforo e potássio no sangue e proteína e albumina na urina. Comprometimento leve da função renal só pode exigir o mínimo de restrições , enquanto doença renal avançada pode exigir severas restrições sobre as quantidades de proteína , sódio, potássio , fósforo e fluido que podem ser consumidos .
Fontes alimentares
Porque as pessoas com função renal prejudicada precisa limitar a quantidade de proteína que consomem , pode ser difícil conseguir o número certo de calorias por dia . As pessoas que estão em dietas de restrição de proteína deve estar recebendo a maior parte de suas calorias de carboidratos complexos como pães integrais . Isso vai ajudar a minimizar o consumo de proteína e evitar as consequências do consumo de muita gordura . Dietistas registados podem trabalhar com pacientes com doença renal para determinar que a repartição adequada de proteínas, gorduras e hidratos de carbono deve ser baseada na função renal e no peso.
Restrições
As restrições alimentares serão baseados em função do rim atual e necessidades dietéticas especiais. A ingestão de sódio pode ser reduzido evitando alimentos processados , sopas, conservas, pratos congelados , pão e refrigerantes. Consumo de fósforo pode ser reduzida , evitando os produtos lácteos , refrigerantes, milho , batatas e chocolate . A restrição protéica pode envolver comer apenas pequenas quantidades de carne, peixe , carne de porco e de aves.
Considerações Especiais
Há muitas considerações especiais quando o planejamento nutricional para pacientes com baixa de rim função. As dietas com baixo teor de proteína pode causar deficiências em algumas vitaminas e minerais , assim como alguns dos aminoácidos essenciais . Doença renal avançada e uma dieta de baixa proteína também pode levar à desnutrição leve . Prestadores de serviços médicos podem recomendar que um suplemento multivitamínico diariamente ou ser tomadas para contrariar os efeitos da dieta de baixa proteína . Pacientes com doença renal não deve tomar suplementos ou vitaminas sem consultar com seu médico. Os pacientes que têm doença renal e diabetes precisam de supervisão especial para garantir que os seus níveis de doença renal e de açúcar no sangue pode ser controlada com uma alimentação correcta.