Definir a TFG formalmente . A GFR é a taxa à qual o fluido é filtrado a partir dos vasos capilares renais em cápsula de Bowman . A GFR é , portanto, medida em termos de volume por unidade de tempo , tipicamente mililitros por minuto ( ml /min ) .
2
Identificar os requisitos da substância de teste necessária para o cálculo da taxa de filtração glomerular . A substância de ensaio deve ser filtrada livremente através dos rins , o que significa que não é nem segregada nem absorvida pelos rins . A inulina é a única substância conhecida que tem essa propriedade.
3
obter as medidas necessárias para calcular a taxa de filtração glomerular . Injetar inulina para a corrente sanguínea . Medir a concentração de inulina no sangue , a concentração de inulina na urina , a quantidade de urina excretada e o tempo necessário para excretar a urina .
4
Calcular o TFG directamente . Este pode ser calculada como ( Uc x Uf ) /Pc onde Uc é a concentração de uma substância de teste , Uf é o fluxo de urina e Pc representa a concentração do material de teste no sangue . O fluxo de urina pode ser obtida através da divisão do volume de urina, por o tempo necessário para excretar .
5
Identificar os valores normais de GFR . A taxa de GFR de pelo menos 60 ml /min é geralmente adequada , embora um declínio significativo a partir de uma leitura anterior pode indicar doença renal precoce , mesmo que a TFG ainda está acima deste valor mínimo.