Pedras nos rins são uma condição dolorosa onde os cristais presentes na urina separar e formar uma massa dura dentro do corpo. Porque pedras nos rins pode atingir um tamanho grande, eles podem bloquear o ureter , que fica a apenas milímetros de largura , e causar dor , náuseas e vômitos. Quando uma pedra no rim não passa através do corpo depois de 30 dias , um médico pode recomendar a cirurgia , como a litotripsia a laser para quebrar as pedras.
Encontrar o paciente certo
Nem todo paciente que tem pedras nos rins maiores é um candidato para a litotripsia a laser. A abordagem do laser é melhor para pedras nos rins maiores que 5 milímetros na parte inferior do ureter . Para pedras em outras partes do corpo , pode ser recomendado opções alternativas .
O processo requer que um paciente seja colocado sob anestesia e tipicamente leva de uma a três horas dependendo do tamanho e localização da pedra .
Como Funciona
a litotripsia ( lith -oh- trip- ver ) é qualquer abordagem que utiliza um instrumento para quebrar pedras nos rins em partes menores. Para a abordagem do laser, o médico insere uma fibra óptica muitas vezes não maior do que um fio de cabelo em ureter dos pacientes , tirando a fibra para cima até que ele atinja as pedras nos rins . O laser é ativado , ea explosão de energia faz com que a pedra para quebrar , deixando o tecido do ureter ileso.
Expulsar os Stones
Uma vez que as pedras estourar, os restantes peças são passados através do ureter e expelido na urina . Um médico também pode optar por inserir um cateter , que remove as peças imediatamente após o procedimento a laser.
Recuperação
Uma estadia no hospital foi exigido nos primeiros anos de o procedimento, mas hoje é considerado um procedimento ambulatorial .
efeitos Colaterais
os efeitos colaterais da cirurgia incluem náuseas devido à anestesia e sangue na urina devido à irritação .