Normalmente a urina flui para fora em um fluxo suave . Isso não acontece por acaso; produtos químicos na urina impedir outros produtos químicos a partir de cristalização , tais como cálcio ou fosfato . Se esses produtos químicos de prevenção de cristal não estão funcionando, pequenos cristais de urina se formar. Esses cristais podem passar despercebidas ou podem apresentar nos rins ou ureteres ( os tubos que ligam os rins à bexiga ) . Cristais que ficam presos são chamados de " pedras nos rins ".
Tratamento conservador
Uma maneira de remover uma pedra nos rins é simplesmente eliminá-la . Beber muita água ( 2 a 3 quartos por dia ) irá formar a urina suficiente para empurrar para baixo a pedra no tracto urinário e para fora do corpo . Enquanto o paciente está bebendo toda esta água , ele pode tomar analgésicos para tornar o processo um pouco menos angustiante. A atividade física , junto com a água , também pode ajudar a expelir a pedra , embora a dor associada com pedras nos rins pode fazer atividade física difícil de alcançar.
Extracorpórea Shock Wave Litotripsia
litotripsia extracorpórea por ondas de choque ( LECO ) é o procedimento mais comum para remover pedras nos rins que são demasiado grandes para expulsar do corpo. Ele não requer cirurgia; em vez disso, uma máquina envia ondas de choque para o abdome , onde quebram as pedras nos rins até que as peças são pequenas o suficiente para passar através da urina. Enquanto LECO não envolve um bisturi , ele tem efeitos colaterais, como hematomas e dor abdominal. Os pacientes podem encontrar sangue na urina depois de submetidos a LECO . LECO muitas vezes pode ser feita em nível ambulatorial , mas, mais do que um compromisso pode ser necessária para eliminar todas as pedras nos rins ou pedras.
Percutânea Nephrolithotomy
Se um pedra nos rins é grande ou se as ondas sonoras não pode alcançá-lo , um cirurgião pode realizar nephrolithotomy percutânea para remover a pedra. O cirurgião faz uma pequena incisão na parte de trás e , usando um instrumento chamado nefroscópio , entra no rim e leva para fora da pedra . Algumas pedras podem precisar de ser quebrado em pedaços mais pequenos, com a energia de ultra-sons ou electrohidráulico , em seguida, removida . Após nephrolithotomy percutânea , os pacientes devem permanecer no hospital por alguns dias , mas o procedimento tem uma vantagem especial : uma vez que o cirurgião toma todas as pedras nos rins para fora, o paciente não tem que passar pelo processo de urinar fora as peças.
Remoção ureteroscopic Pedra
às vezes, pedras nos rins ficar preso no ureter ( tubo que liga o rim à bexiga ) . Nesse caso , a remoção de pedra ureteroscópica pode ser necessário . O processo não requer uma incisão . Em vez disso , o cirurgião enfia um ureteroscópio através da uretra e da bexiga e para dentro do próprio ureter . Lá, o cirurgião pode retirar a pedra nos rins ou usar a energia ultra-sônica ou eletro-hidráulico para quebrar a pedra em pedaços transitáveis.