casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal

Hidronefrose em Crianças

Hidronefrose desenvolve quando os rins estão se estendia desde a ser preenchido com muita urina. Ela ocorre principalmente em recém-nascidos com anormalidades que conduzem a doença, embora a causa dessas anomalias não foi encontrado . Também pode ocorrer na infância e afeta meninos cinco vezes mais do que as meninas. A gravidade da hidronefrose varia de leve a risco de vida. Causas

Vários tipos de obstruções no resultado do trato urinário em hidronefrose . Um ureter com um topo estreito anormalmente pode conduzir a um bloqueio na área onde o ureter e rim encontram, conhecido como junção ureteropélvica , que é a causa mais comum de hidronefrose . Outro tipo comum de obstrução ocorre na junção ureterovesical onde o ureter satisfaz a bexiga . Os bloqueios podem também desenvolver-se a uretra , ou tubo , que se esvazia a bexiga . Uma doença conhecida como refluxo vesico - ureteral , no qual a urina na bexiga reentra os ureteres e , por vezes, os rins , bem como, também faz com que os rins de esticar . Pedras , cirurgia ou uma lesão do trato urinário pode levar a hidronefrose também.

Sintomas

crianças com casos leves ou moderados , por vezes, de hidronefrose geralmente não apresentam quaisquer sintomas. O sangramento , dor e infecções podem ocorrer em casos graves que afetam a função renal , mas pode não aparecer durante meses ou mesmo anos após a condição é originalmente detectado. Os casos leves e alguns casos moderados geralmente claras sem tratamento no primeiro ano de uma criança, enquanto os casos graves podem exigir cirurgia.
Diagnóstico Antes do Nascimento

Uma rotina ultra-som pré-natal pode revelar os primeiros sinais de obstrução que podem levar a hidronefrose . Um urologista pediátrico realiza ultra-sons mais detalhados para descobrir a causa do bloqueio e monitora a função do rim fetal através da medição do feto , os rins e os níveis de líquido amniótico . O urologista classifica a condição como leve, moderada ou grave e determina se um caso grave ocorre em um rim, ou unilateralmente , ou em ambos os rins , ou bilateralmente. O urologista , então, olhar para anomalias que poderiam levar a hidronefrose , como a região pélvica inchada, redução dos níveis de líquido amniótico ou uma bexiga distendida .
Diagnóstico após o nascimento

em recém-nascidos e crianças , um raio- X da bexiga chamado uretrocistografia miccional , ou UCM , tomada como os preenchimentos da bexiga e esvazia , pode detectar a lavagem de urina para os ureteres e os rins e quaisquer bloqueios na uretra. Os raios X também mostram o quão bem as funções da bexiga. Um ultra-som renal mostra a forma e tamanho dos rins , bem como quaisquer obstruções ou anomalias . Um polygram intravenosa, ou raios- X , da bexiga, rins e ureteres permite aos médicos para determinar o quão bem a função dos rins . A gravidade da obstrução nos rins pode ser medida usando uma varredura renal.
Tratamento

tratamento para casos leves de hidronefrose geralmente só envolve o monitoramento da condição por meio de ultra-som renal e UCM raios-X até que ele desaparece. Monitoramento infantil geralmente começa dentro de dois a três meses após o nascimento. Bebês com casos moderados a graves detectados antes do nascimento recebem antibióticos logo após o nascimento . Os exames de imagem de um a três meses ajudar os médicos a descobrir a causa e decidir se deseja realizar a cirurgia para remover o bloqueio ou aliviar o refluxo . Os casos graves geralmente requerem cirurgia, embora possa ser necessário em casos moderados também. Fetos que enfrentam um risco de vida devido à baixa do líquido amniótico e um bloqueio na uretra requerem cirurgia fetal. Esta cirurgia envolve a drenagem da bexiga com um shunt e traz riscos , como trabalho de parto prematuro , infecções e hemorragias . Mesmo quando esse procedimento for bem sucedido, a maioria das crianças precisa de cirurgia adicional após o nascimento para ajudar a esvaziar a bexiga e garantir a função renal adequada .