Pedras nos rins pode ser feito de várias substâncias químicas diferentes. Outros produtos químicos dentro de urina normalmente inibem ou dissolver substâncias formadoras de pedra . No entanto , para um número de razões , os produtos químicos de inibição de pedra na urina pode nem sempre funcionam adequadamente . Quando isso acontece , os produtos químicos de formação de pedra estão autorizados a se cristalizar , tornando-se pedras nos rins.
Tipos
Há quatro tipos diferentes de pedra nos rins , cada um fez de diferentes produtos químicos. O que ocorre mais comumente são pedras de cálcio. Estas pedras são formadas quando o cálcio combina com uma outra substância , tal como o oxalato ou de fosfato . Cistina formar como resultado de uma doença genética . Pedras de ácido úrico são compostos de cristalizações de ácido úrico . E o quarto tipo , cálculos renais , geralmente se forma como resultado de uma infecção do trato urinário (ITU) . Presença de cálculos renais é o único tipo que ocorrem mais em mulheres do que homens .
Passando e Dor
A maior parte da dor associada com pedras nos rins ocorre como resultado da pedra passando a partir do rim e que viaja através da uretra para a bexiga . Uma pedra de passagem podem bloquear a passagem de urina do rim , causando a inchar . O resultado é geralmente uma dor intensa na área da parte inferior das costas e virilha superior bilateral. Como a pedra continua a passar para a bexiga e para fora através da uretra , a dor pode migrar mais para baixo na virilha e , nos homens , os testículos . Pedra nos rins dor é variável, podendo ser descritos como uma dor , aguda , cólicas, ardência, latejante ou dor entorpecente , ou qualquer combinação de sensações de dor .
Fatores de Risco
Enquanto pedras de cistina são o resultado de uma desordem genética , a maioria das outras pedras nos rins são o resultado de problemas de saúde subjacentes. De acordo com MedlinePlus , o principal fator de risco de pedras nos rins é a desidratação . Ficar totalmente hidratado ajuda na função urinária adequada e , portanto, na inibição da formação de pedra nos rins. Pedras nos rins ocorrem com maior freqüência naqueles que são obesos e aqueles que consomem regularmente alimentos que são ricos em proteína ou sódio. A pressão arterial elevada e determinadas cirurgias também podem contribuir para a formação de cálculos .
Complicações e
Procedimentos
Enquanto a maioria das pedras são pequenas o suficiente para passar , naturalmente , uma pedra que é muito grande para passar pode causar grandes problemas e complicações no rim /trato urinário. Se uma pedra torna-se preso há algumas opções de remoção de possíveis . O método mais antigo e mais ultrapassado é a remoção cirúrgica aberta. Litotripsia extracorpórea por ondas de choque ( LECO ) é o método mais comum de remoção de pedra de grandes dimensões; ele usa ondas de choque para quebrar a pedra nos rins em pedaços menores, transitáveis. Se uma pedra é especialmente grande , nefrolitotomia percutânea , pode ser necessário um método de inserção de um tubo através de uma pequena incisão na parte de trás e remover a pedra . Para pedras apresentados nos ureteres , um processo chamado remoção de pedra ureteroscopic pode ser necessária.