A melhor maneira de livrar o corpo de gadolínio não é recebê-la em primeiro lugar . Se você tem doença renal ou hepática , discutir com seu médico e radiologista se um agente de imagem diferente de gadolínio pode ser usado para o seu MRI . Também discutir se você está em risco de fibrose sistêmica nefrogênica (NSF) , que pode ocorrer se houver gadolínio permanece em seu sistema.
2
Verifique com seu médico sobre se você deve ou não beber líquidos extras antes sua ressonância magnética para ajudar com a função renal.
3
Organizar para diálise directamente depois de ter seu MRI se de imagem com gadolínio é essencial e sua função renal ou hepática é comprometida. O seu médico irá ajudá-lo a organizar isso , se for necessário . A avaliação da função renal deve ser feito pelo seu médico , alguns dias antes da ressonância magnética.
4
Observe todas as restrições de dieta antes de diálise , especialmente baixo teor de sódio . Tome todos os medicamentos prescritos. Não coloque cremes ou loções no local onde a agulha de acesso da diálise será inserido ou usar mangas apertadas em torno do local de acesso. A sessão de diálise para remover todo o gadolínio provavelmente irá durar várias horas .
5
Monitorar o local de acesso para o inchaço , sangramento ou infecção após a diálise . Você também vai precisar para verificar se há sinais de envenenamento gadolínio , que irá ocorrer se qualquer vestígio permanece no seu sistema. Os sintomas incluem manchas difíceis ou escuras na pele , dor e rigidez nas articulações, dor no quadril , fraqueza, manchas amarelas nos olhos e sensação de queimação na pele. Se estes sintomas ocorrerem , diálise adicional será necessário para livrar seu corpo do gadolínio .
6
Monitor para sintomas de fibrose nefrogênica sistêmica (FNS ) . NSF é uma doença debilitante e possivelmente fatal caracterizada por fibrose da pele , músculo e de órgãos internos . Os sintomas são semelhantes aos da intoxicação gadolínio . Você está em risco de NSF , se tiver sido exposto ao gadolínio e você tem renal grave ou doença hepática.