O exame de sangue de creatinina é ordenado quando alguém tem sinais e sintomas de disfunção renal. Estes indicadores incluem fadiga , inchaço, urina espumosa , sangue na urina , diminuição da produção de urina, dor no flanco , hipertensão arterial , freqüência urinária e ardência ao urinar .
Teste
a creatinina é geralmente testado como parte de um painel metabólico básico (BMP) ou abrangente painel metabólico (CMP) . O BMP também testa os níveis de glicose , sódio, cálcio , potássio, dióxido de carbono , nitrogênio da uréia no sangue ( BUN) e cloreto no sangue. A CMP testa para as mesmas substâncias como o BMP, com a adição de albumina , proteína total, enzimas hepáticas e bilirrubina.
Problemas
erros de teste de laboratório pode resultar em resultados de testes de creatinina imprecisas. Os resultados falsos pode indicar danos nos rins , quando não existe nenhum.
Resultados
Altos níveis de creatinina indicam que os rins são incapazes de filtrar os resíduos , bem como deveriam. Isso pode ocorrer como resultado de cálculos renais, trauma para os rins , doença renal, infecções renais e danos nos rins causada por medicamentos ou drogas ilícitas.
Testes adicionais
o exame de urina para microalbumina e proteína pode suportar os resultados de um teste de creatinina no sangue ou ajudar os médicos a determinar que a função renal é normal. Quando os filtros nos rins são danificados, microalbumina e proteínas são capazes de vazar para a urina. Se os níveis dessas substâncias são elevadas , doença renal é indicada .