Doença renal policística (PKD) é caracterizada pela presença de cistos cheios de líquido dentro dos rins e outras partes do corpo . De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais , aproximadamente metade dos portadores de PKD acabará por experimentar insuficiência renal.
Autossômica Dominante PKD Diagnóstico
autossômica dominante PKD , a forma mais comum da doença, podem permanecer assintomáticos por muitos anos. O diagnóstico geralmente é confirmado através de história familiar e de imagem de ultra-som renal via , tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Os testes genéticos também podem revelar autossômica dominante PKD .
Autossômica recessiva PKD Diagnóstico
autossômica recessiva PKD é muitas vezes referida como infantil PKD porque os sintomas podem ocorrer antes do nascimento . Imaging Utlrasound pode detectar ampliadas , rins forma anormal enquanto o bebê está no útero. A imagem do fígado também pode revelar anormalidades indicativas de recessivo PKD.
Gestão
Em ambos os tipos de PKD , é importante monitorar a progressão dos cistos , tratamento de infecções do trato urinário com antibióticos e tratar a pressão arterial elevada através de medicação e dieta.
Prognóstico
não há cura para a doença renal policística . Gestão de sintomas é fundamental para atrasar insuficiência renal. Em caso de insuficiência renal, diálise e transplante renal pode ser considerada.