primeiro uso do lítio como uma droga , em 1859 , era na verdade um tratamento para gota e pedras nos rins . Cristais de ácido úrico são a causa da gota e de um tipo de pedra nos rins . Quando lítio satisfaz os cristais de ácido úrico , pode dissolver -los . Os médicos tiveram de abandonar o tratamento quando descobriram que as doses de lítio que pode dissolver os cristais eram tão altos que eles causaram o envenenamento de lítio.
Toxicidade no Corpo
o lítio pode ser tóxico, e um número estimado de 10.000 casos de toxicidade do lítio ocorrem por ano nos Estados Unidos . Toxicidade crónica ( provocada pela administração de doses normais ou ligeiramente grandes de lítio durante um longo período de tempo ) podem incluir vários tipos de danos renais . Porque lítio interfere com o hormônio anti- diurético natural do corpo , ele pode prejudicar a água re- absorção, fazendo com que o organismo a excretar água demais .
Outros distúrbios renais causadas por lítio incluem nefrite túbulo-intersticial crônica, síndrome nefrótica e distal acidose tubular renal.
possíveis causas
acidose tubular renal distal , um efeito conhecido de toxicidade do lítio crônica, interfere com a capacidade do rim para coletar ácidos no urina . O resultado é que o sangue é muito ácida . Tendo demasiado ácido no sangue pode causar doenças ósseas, outras doenças nos rins e pedras nos rins. Isto pode ser por isso que as pessoas que tomam lítio por muito tempo podem desenvolver pedras nos rins.
Prevenção
Quando alguém toma o lítio , o seu médico deve verificar os níveis sanguíneos de lítio regularmente . Os níveis sanguíneos de 0,6 a 1,2 mmol /L são recomendados para o tratamento adequado . Um médico deve determinar a menor dose de lítio que trata os sintomas , porque os níveis mais altos carregam mais riscos de danos nos rins.
O médico também deve verificar a função renal regularmente para garantir que eles funcionem corretamente. Ela deve trabalhar com um nefrologista , se possível , de acordo com Dr. James W. Jefferson, professor de psiquiatria da Universidade de Wisconsin, Madison, citado em um " Clinical Psychiatry News" artigo de 2002 .
alternativas ao lítio
medicamentos anti - convulsivos , tais como Tegretol e Depakote , também pode ser utilizado para tratar a doença bipolar e pode ser uma alternativa eficaz para o tratamento de lítio . A tomada de lítio paciente pode falar com seu médico sobre tomar estes ou outros medicamentos em vez de lítio.