mitocôndrias nos rins servem para converter a energia desprendida quando as células " respiram " em ATP - que funciona como uma bateria temporária que desencadeia uma centelha de energia - que é então usado para alimentar a função do rim. Porque os rins servem para iniciar o processo de excreção de resíduos através de urinar, isso é especialmente importante - estudos recentes têm mostrado a função renal diminuída mensurável quando a mitocôndria não funcionar corretamente
Link para doença renal <. br>
em 2009, pesquisadores italianos Gianluigi Zaza e Simona Granata publicou um documento que foi editado e reeditado na " Science Daily " , intitulado " Doença Renal Crônica Ligado ao mau funcionamento mitocôndrias ", que citou que os pacientes com insuficiência renal crônica doenças podem ter um sistema respiratória mitocondrial prejudicada e que esta " condição pode ser tanto a conseqüência ea causa de maior estresse oxidativo ". Em outras palavras, a mitocôndria pode começar a trabalhar de forma inadequada por causa de fatores induzidos externamente , mas este mau funcionamento serve para reforçar o estresse que causou, em primeiro lugar. (consulte Recursos)
Origens da Descoberta
Dois anos antes, EY Plotnikov , da Universidade de Moscou , e sua equipe realizaram um estudo que analisou os efeitos dos danos cumulativos causados pelos radicais livres em mitocôndrias nos rins . Concluiu-se que o estresse associado com doença renal "causou a mitocôndria para ser inchado , fragmentado e tem potencial de membrana mais baixo", mas não chegou a caracterizar este processo corporal como de auto-reforço .