O hidróxido de alumínio foi o primeiro tipo de ligante de fósforo usada. Os aglomerantes à base de alumínio são muito eficazes , mas podem ter efeitos laterais tóxicos . Existe um potencial para toxicidade de alumínio , bem como um risco de demência , efeitos colaterais gastrointestinais e mineralização óssea alterada . Ligantes à base de alumínio raramente são prescritos para uso a longo prazo e são dadas às vezes de curto prazo quando outros ligantes não estão funcionando.
Calcium- Based Pastas
Calcium- aglutinantes de fosfato baseados são uma outra forma comum e em grande parte substituído ligantes à base de alumínio . Apesar de não ser tão eficaz como os aglomerantes à base de alumínio , os aglomerantes à base de cálcio pode actuar como um suplemento de cálcio , bem . Antiácidos , feitas a partir de carbonato de cálcio , é normalmente utilizado . Quelantes de fósforo deve ser tomado com as refeições , e muitas vezes vários ligantes devem ser tomadas em cada refeição. Existe o risco de absorver muito cálcio , o que pode levar a danos nos órgãos , assim os níveis de cálcio devem ser monitorados de perto , se tomar um aglutinante à base de cálcio.
Aluminum -Free , Cálcio - pastas Grátis
Um terceiro tipo de ligante de fósforo não contém alumínio ou cálcio. Uma marca comum é Renagel. Estes ligantes mais recentes são eficazes no controlo dos níveis de fósforo e de transportar qualquer risco de alumínio ou cálcio elevado no sangue . A fonte do ligante é o sevelamer , que não contém cálcio ou de metal . O ligante mistura com fósforo no trato intestinal para remover qualquer excesso . Estes ligantes são mais caros e podem requerer suplementação adicional de cálcio. Há também um risco de efeitos secundários gastrointestinais .
Magnésio Baseada Ligantes
baseado em magnésio quelantes de fósforo são usados como uma alternativa para os aglomerantes à base de cálcio, para os pacientes que requerem uma menor ingestão de cálcio. Há um potencial de magnésio demais a se acumular no sangue e causar letargia , náuseas, vômitos e fala arrastada . Portanto, os níveis de magnésio devem ser monitorados se tomar este tipo de fichário. Ligantes à base de magnésio pode ser apropriado para doentes em diálise peritoneal , porque esses pacientes tendem a ter níveis mais baixos de magnésio .