casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Síndrome do Cólon Irritável

Por que a náusea é um sintoma de cirrose?

A cirrose é uma doença hepática crônica que causa cicatrizes irreversíveis no fígado. Quando o fígado está danificado, ele não consegue funcionar adequadamente, o que pode levar ao acúmulo de toxinas no corpo. Essas toxinas podem causar uma variedade de sintomas, incluindo náuseas.

A náusea é um sintoma comum da cirrose porque o fígado desempenha um papel na digestão. O fígado ajuda a decompor e processar os alimentos e também produz a bile, um fluido que ajuda a digerir as gorduras. Quando o fígado está danificado, ele não consegue produzir bile suficiente, o que pode causar problemas digestivos, como náuseas.

Além disso, a cirrose também pode causar aumento da pressão nas veias do fígado. Isso pode levar ao acúmulo de líquido no abdômen, o que também pode causar náusea.

Finalmente, a cirrose também pode causar danos ao sistema nervoso central, o que pode afetar o funcionamento do cérebro. Isso também pode causar náusea.

A náusea é um sintoma comum da cirrose, mas é importante consultar um médico para avaliação caso sinta esse sintoma. A náusea pode ser um sinal de outras condições médicas graves e é importante obter um diagnóstico o mais rápido possível.