casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Síndrome do Cólon Irritável

O que significa quando a evacuação está verde?

Existem vários motivos possíveis pelos quais a evacuação pode ficar verde. Algumas das causas mais comuns incluem:

- Bile :A bile é um líquido verde-amarelado produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar. Ajuda a digerir gorduras. Quando a bile se move rapidamente pelo sistema digestivo, ela pode não ter tempo para ser totalmente decomposta e absorvida, o que pode resultar em fezes verdes. Isso pode ocorrer por vários motivos, como diarréia ou má absorção.
- Certos alimentos :Comer alimentos naturalmente verdes pode fazer com que as fezes fiquem verdes. Alguns exemplos desses alimentos incluem espinafre, brócolis, couve e ervilha.
- Suplementos de ferro :Os suplementos de ferro podem fazer com que as fezes fiquem pretas ou verdes. Este é um efeito colateral inofensivo que normalmente não é motivo de preocupação.
- Medicamentos :Certos medicamentos, como antibióticos, podem fazer com que as fezes fiquem verdes. Geralmente, este é um efeito colateral temporário que desaparece quando você para de tomar o medicamento.
- Condições médicas :Em alguns casos, as fezes verdes podem ser um sinal de uma condição médica, como uma infecção ou um distúrbio gastrointestinal. Se você tiver fezes verdes acompanhadas de outros sintomas, como dor abdominal, náusea ou vômito, é importante consultar o seu médico.
- Sensibilidades alimentares :Algumas pessoas são sensíveis a certos alimentos e isso pode fazer com que as fezes fiquem verdes. Os culpados comuns incluem laticínios, glúten e soja.
- Condições médicas subjacentes :Em casos raros, as fezes verdes podem ser um sinal de uma condição médica subjacente mais grave, como uma infecção do sistema digestivo ou câncer. Se você estiver apresentando fezes verdes junto com outros sintomas, como dor abdominal, vômito ou perda de peso, é importante consultar seu médico.

Se você está preocupado com a cor das suas evacuações, é sempre uma boa ideia conversar com seu médico. Eles podem ajudá-lo a determinar a causa e recomendar o tratamento, se necessário.