casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Síndrome do Cólon Irritável

A intolerância à lactose causa diarreia?

A intolerância à lactose é um distúrbio digestivo comum que ocorre quando o corpo não consegue digerir totalmente a lactose, o açúcar natural encontrado no leite e outros produtos lácteos. Veja como a intolerância à lactose pode causar diarreia:

Lactose não digerida no cólon :Quando alguém com intolerância à lactose consome laticínios, a lactose não digerida chega ao cólon.

Fermentação por Bactérias :O cólon é o lar de várias bactérias, algumas das quais fermentam a lactose que não foi decomposta no intestino delgado.

Produção de gases e ácidos graxos de cadeia curta :O processo de fermentação produz gás (incluindo hidrogênio, dióxido de carbono e metano) e ácidos graxos de cadeia curta.

Aumento de líquido no cólon :A presença de lactose não digerida, gases e ácidos graxos de cadeia curta atrai água para o cólon.

Diarréia :O excesso de líquido no cólon causa diarreia, caracterizada por evacuações frequentes e aquosas.

A gravidade da intolerância à lactose e a diarreia resultante podem variar entre os indivíduos, dependendo da quantidade de lactose consumida e da sensibilidade do indivíduo à lactose. Algumas pessoas podem apresentar apenas sintomas leves, como inchaço e gases, enquanto outras podem apresentar diarreia mais intensa, dor abdominal e náusea.

Se você suspeita que pode ser intolerante à lactose, é essencial consultar um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e aconselhamento dietético personalizado. Eles podem recomendar reduzir ou evitar alimentos que contenham lactose, escolher laticínios sem lactose ou tomar suplementos enzimáticos para ajudar a digerir a lactose.