casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Síndrome do Cólon Irritável

O que causa a intolerância à lactose?

Intolerância à lactose é uma condição comum que afeta a capacidade do corpo de digerir a lactose, um açúcar encontrado no leite e outros produtos lácteos. A intolerância à lactose é causada pela deficiência da enzima lactase, responsável pela decomposição da lactose em glicose e galactose, dois açúcares que podem ser absorvidos pelo intestino delgado.

Intolerância primária à lactose é o tipo mais comum de intolerância à lactose e é causada por uma diminuição gradual na produção de lactase à medida que a pessoa envelhece. Acredita-se que esta diminuição na produção de lactase se deva a fatores genéticos e é mais comum em pessoas de ascendência africana, asiática e nativa americana.

Intolerância secundária à lactose pode ser causada por vários fatores, incluindo:

* Danos ao intestino delgado: Isso pode ser causado por doenças como doença celíaca, doença de Crohn e infecções bacterianas.
* Certos medicamentos: Alguns medicamentos, como antibióticos, podem danificar o intestino delgado e causar intolerância à lactose.
* Nascimento prematuro: Bebês que nascem prematuramente podem ter deficiência de lactase e, portanto, serem intolerantes à lactose.

Sintomas de intolerância à lactose pode incluir:

* Inchaço
* Gás
* Diarréia
* Dor abdominal
* Náusea
* Vômito

A intolerância à lactose pode ser diagnosticada com um teste respiratório do hidrogênio ou um teste de tolerância à lactose. Esses testes medem a quantidade de hidrogênio no ar expirado depois que uma pessoa consome lactose. Se os níveis de hidrogênio estiverem elevados, é sinal de que a pessoa é intolerante à lactose.

Tratamento para intolerância à lactose envolve evitar ou limitar o consumo de alimentos que contenham lactose. Existem também vários suplementos de enzima lactase disponíveis que podem ser tomados com alimentos que contenham lactose para ajudar a digerir a lactose e prevenir os sintomas.