casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doença Inflamatória Intestinal
A doença inflamatória intestinal pode causar pólipos?
Sim, a doença inflamatória intestinal (DII) pode aumentar o risco de desenvolvimento de pólipos no cólon e no reto. Esses pólipos são crescimentos anormais de tecido que podem se formar no revestimento do intestino grosso. Os dois principais tipos de DII são a colite ulcerosa e a doença de Crohn. Ambas as condições podem causar inflamação crônica e danos ao cólon e ao reto. Esta inflamação pode levar à formação de pólipos.
O risco de desenvolver pólipos aumenta com a duração e gravidade da DII. Pessoas que têm DII há muito tempo ou que apresentam doença grave têm maior probabilidade de desenvolver pólipos. Os pólipos também são mais propensos a ocorrer em pessoas com histórico familiar de câncer de cólon ou pólipos.
Os pólipos podem ser um precursor do câncer de cólon. Portanto, é importante que as pessoas com DII sejam examinadas regularmente para detectar pólipos. O rastreio pode ajudar a detectar pólipos precocemente, quando podem ser facilmente removidos e antes que tenham a possibilidade de se transformarem em cancro.