casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença Inflamatória Intestinal

O que significam alterações inflamatórias?

As alterações inflamatórias referem-se a alterações nos tecidos ou órgãos que ocorrem em resposta à inflamação, que é um mecanismo de proteção natural do corpo contra estímulos prejudiciais, como infecções, lesões ou toxinas. Essas alterações são normalmente caracterizadas por vermelhidão, inchaço, calor, dor e perda de função.

Alterações inflamatórias podem se manifestar nos níveis celular e tecidual. A nível celular, a inflamação envolve a activação de células imunitárias, tais como neutrófilos, macrófagos e linfócitos, que libertam vários mediadores inflamatórios e citocinas. Esses mediadores causam vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular e recrutamento de células imunes adicionais para a área afetada.

No nível dos tecidos, as alterações inflamatórias incluem aumento do fluxo sanguíneo, causando vermelhidão e calor. O influxo de fluidos e células imunológicas causa inchaço e edema. Células danificadas e restos de tecido se acumulam, resultando em dor e sensibilidade. A liberação de mediadores inflamatórios também pode afetar a função do órgão ou tecido afetado, levando a sintomas como dificuldade em respirar (na inflamação pulmonar), dor abdominal (na inflamação intestinal) ou rigidez articular (na inflamação articular).

As alterações inflamatórias são uma característica comum de muitas doenças e condições, incluindo infecções, distúrbios autoimunes, alergias, doenças inflamatórias crônicas e lesões teciduais. Eles servem como uma resposta protetora para eliminar agentes nocivos, iniciar a reparação tecidual e promover a cura. No entanto, a inflamação crónica ou excessiva pode contribuir para danos nos tecidos e levar a complicações e problemas de saúde a longo prazo se não for devidamente gerida ou tratada.