casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doença Inflamatória Intestinal
Com a doença celíaca você ainda pode ter um filho?
Pessoas com doença celíaca ainda podem ter filhos. No entanto, existem alguns riscos associados à doença celíaca e à gravidez dos quais as mulheres devem estar cientes.
1. Infertilidade A doença celíaca pode levar à infertilidade em homens e mulheres. Nas mulheres, a doença celíaca pode causar inflamação no útero, o que pode dificultar a concepção. Nos homens, a doença celíaca pode causar baixa contagem e motilidade de espermatozoides.
2. Aborto Mulheres com doença celíaca têm maior probabilidade de abortar do que mulheres sem doença celíaca. Isso ocorre porque a doença celíaca pode levar a deficiências nutricionais, o que pode aumentar o risco de aborto espontâneo.
3. Nascimento prematuro As mulheres com doença celíaca têm maior probabilidade de ter bebés prematuros do que as mulheres sem doença celíaca. Isso ocorre porque a doença celíaca pode causar inflamação na placenta, o que pode levar ao parto prematuro.
4. Baixo peso ao nascer Os bebés nascidos de mães com doença celíaca têm maior probabilidade de ter baixo peso ao nascer do que os bebés nascidos de mães sem doença celíaca. Isso ocorre porque a doença celíaca pode levar a deficiências nutricionais, o que pode retardar o crescimento do feto.
5. Defeitos congênitos Os bebês nascidos de mães com doença celíaca têm maior probabilidade de apresentar defeitos congênitos do que os bebês nascidos de mães sem doença celíaca. Isso ocorre porque a doença celíaca pode levar a deficiências nutricionais, o que pode aumentar o risco de defeitos congênitos.
6. Diabetes gestacional Mulheres com doença celíaca têm maior probabilidade de desenvolver diabetes gestacional do que mulheres sem doença celíaca. Isso ocorre porque a doença celíaca pode levar à resistência à insulina, o que pode aumentar o risco de diabetes gestacional.
Se você tem doença celíaca e planeja engravidar, é importante conversar com seu médico. O seu médico pode ajudá-la a controlar a sua doença celíaca e reduzir os riscos de complicações durante a gravidez.