casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doença Inflamatória Intestinal
Por que os parentes de pessoas com doença celíaca correm risco de contrair a doença?
A doença celíaca tem um forte componente genético, portanto, parentes de pessoas com a doença correm um risco maior de desenvolvê-la. Isso ocorre porque eles têm maior probabilidade de herdar as variações genéticas que aumentam o risco de doença celíaca.
Os genes exatos envolvidos na doença celíaca não são totalmente compreendidos, mas diversas variantes genéticas foram identificadas como associadas à doença. Estes incluem variações nos genes HLA-DQ2 e HLA-DQ8, que estão envolvidos no sistema imunológico. Pessoas que carregam essas variações genéticas têm maior probabilidade de desenvolver doença celíaca se forem expostas ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio.
Além dos fatores genéticos, os fatores ambientais também desempenham um papel no desenvolvimento da doença celíaca. Esses fatores incluem o momento e a quantidade de exposição ao glúten, bem como a presença de outras infecções ou estressores.
Se você tem um parente próximo com doença celíaca, converse com seu médico sobre o risco da doença. O seu médico pode recomendar que você faça um teste de doença celíaca, mesmo que não apresente nenhum sintoma.