casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doença Inflamatória Intestinal
O que é enterite do intestino delgado?
A enterite do intestino delgado refere-se à inflamação do revestimento do intestino delgado, que é uma parte do sistema digestivo que conecta o estômago ao intestino grosso. É comumente conhecida como inflamação do intestino delgado ou enterite. O intestino delgado abrange três segmentos:duodeno, jejuno e íleo.
A inflamação no intestino delgado pode perturbar sua função normal, incluindo absorção de nutrientes, equilíbrio de líquidos e digestão. Vários fatores podem causar enterite do intestino delgado, causando sintomas como dor abdominal, diarreia, distensão abdominal, perda de peso e má absorção de nutrientes.
As causas da enterite do intestino delgado podem incluir:
Infecções :Infecções bacterianas, virais ou parasitárias podem causar inflamação no intestino delgado. Os agentes infecciosos comuns incluem bactérias como Campylobacter, Shigella, E. coli e Salmonella, bem como vírus como norovírus ou rotavírus.
Doença Celíaca :Um distúrbio autoimune no qual o corpo monta uma resposta imunológica ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Esta resposta pode causar inflamação e danos ao revestimento do intestino delgado.
Doença de Crohn :Doença inflamatória intestinal crônica que afeta o trato digestivo, incluindo o intestino delgado. A doença de Crohn causa inflamação e danos à parede intestinal, causando sintomas abdominais.
Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) :O uso prolongado de certos AINEs, como ibuprofeno ou naproxeno, pode irritar o intestino delgado e causar inflamação.
Radioterapia :O tratamento com radiação para cânceres abdominais ou pélvicos pode danificar o intestino delgado, causando enterite.
Reações alérgicas :Alguns indivíduos podem apresentar enterite como resultado de alergias a certos alimentos ou substâncias.
Outras causas :A enterite do intestino delgado também pode ser causada por fatores genéticos, distúrbios do sistema imunológico, certos medicamentos ou anormalidades estruturais no trato digestivo.
O diagnóstico de enterite do intestino delgado pode envolver vários exames, como exames de sangue, análise de fezes, endoscopia e biópsias. O tratamento normalmente depende da causa subjacente e visa tratar a inflamação, controlar os sintomas e prevenir complicações.