casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doença Inflamatória Intestinal
Uma colonoscopia detectará a doença celíaca?
A colonoscopia é um procedimento que permite ao médico examinar o interior do intestino grosso (cólon) e do reto. Embora a colonoscopia possa ajudar a detectar certas condições, como câncer de cólon e pólipos, ela normalmente não é usada para diagnosticar a doença celíaca.
A doença celíaca é uma doença auto-imune que danifica o intestino delgado. É desencadeada por uma reação imunológica ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e alguns outros grãos. Quando alguém com doença celíaca ingere glúten, o sistema imunológico ataca o intestino delgado, causando inflamação e danos. Esse dano pode causar uma variedade de sintomas, incluindo dor abdominal, diarréia, perda de peso e anemia.
A colonoscopia pode ajudar a detectar certas complicações da doença celíaca, como o linfoma do intestino delgado, um tipo raro de câncer que pode se desenvolver no intestino delgado. No entanto, a colonoscopia não é o método preferido para diagnosticar a doença celíaca.
O método preferido para diagnosticar a doença celíaca é um exame de sangue. Um exame de sangue pode medir os níveis de certos anticorpos no sangue associados à doença celíaca. Se os resultados dos exames de sangue sugerirem doença celíaca, uma biópsia do intestino delgado pode ser realizada para confirmar o diagnóstico.