casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença Inflamatória Intestinal

O que é hiperpigmentação pós-inflamatória?

A hiperpigmentação pós-inflamatória (PIH) é uma doença comum da pele que ocorre após inflamação ou lesão na pele. É caracterizada pelo desenvolvimento de manchas escuras ou manchas na pele causadas pelo aumento da produção de melanina, pigmento que dá cor à pele.

A PIH pode ocorrer após uma variedade de lesões de pele, incluindo acne, eczema, psoríase, queimaduras e outras formas de trauma. É mais comum em pessoas com tons de pele mais escuros, pois possuem mais melanina na pele.

A causa exata da PIH não é totalmente compreendida, mas acredita-se que esteja relacionada ao processo inflamatório. Quando a pele é ferida, o corpo libera substâncias químicas chamadas citocinas que desencadeiam a produção de melanina. Isso pode levar ao desenvolvimento de manchas escuras ou manchas na pele.

A PIH pode ser difícil de tratar, pois pode levar vários meses ou até anos para que as manchas escuras desapareçam. Há uma variedade de tratamentos disponíveis, incluindo cremes tópicos, terapia a laser e peelings químicos.

Aqui estão algumas dicas para prevenir PIH:

* Evite cutucar ou coçar a pele, pois isso pode causar mais inflamação e causar PIH.
* Use protetor solar todos os dias, mesmo que não planeje ficar ao ar livre por longos períodos de tempo.
* Mantenha sua pele hidratada.
* Se você tiver um problema de pele que esteja causando inflamação, converse com seu médico sobre as opções de tratamento.