cólica biliar é caracterizada por uma forte dor dores na parte superior direita do abdômen. Náuseas também é comum. Em alguns casos , os pacientes irão desenvolver icterícia ou amarelamento, dos olhos e da pele. A dor pode durar várias horas e se espalhou através do centro da parte de trás ou para o ombro direito . Os sintomas são mais comuns depois de consumir uma refeição rica em gordura e muitas vezes ocorrem à noite.
Causas
Essa condição geralmente ocorre quando um cálculo biliar , um depósito duro formado no vesícula biliar , move-se para bloquear o ducto biliar comum ou ducto cístico . O resultado é cólica dor que não vai embora até que o bloqueio limpa . De acordo com o Estado Milton S. Hershey Medical Center Penn , esta condição ocorre em cerca de um terço dos pacientes que sofrem de cálculos biliares. O risco é maior em pacientes com excesso de peso , as pessoas com níveis de colesterol elevados , mulheres grávidas e pessoas que tomam estrogênio .
Diagnóstico
Para diagnosticar a cólica biliar , um médico primeiros comentários sintomas do paciente e histórico médico , em seguida, realiza um exame físico completo . Um ultra-som , tomografia computadorizada , ressonância magnética ou outra técnica de imagem pode ser usado para examinar os órgãos e ver se há uma obstrução no interior do ducto biliar . O médico também pode realizar um teste de sangue para encontrar outras complicações da litíase biliar , como icterícia ou pancreatite
Tratamento
cólica biliar é geralmente tratada com medicação de alívio da dor . e dieta. Pessoas que sofrem de cálculos biliares podem precisar de comer uma dieta que é muito mais baixa em gordura do que o normal . A remoção cirúrgica das pedras ou toda a vesícula é comum . Os pacientes que não podem se submeter a cirurgia pode receber medicação oral para dissolver cálculos biliares. No entanto , este tratamento leva muito tempo , e não é de uso comum .
Prevenção /solução
acordo com a Clínica Mayo , uma dieta rica em fibras , contendo principalmente gorduras insaturadas podem ajudar a reduzir o risco de cálculos biliares e cólica biliar . Equilíbrio nutricional é importante , também - pessoas com vitamina E, vitamina C ou cálcio deficiências têm um maior risco de cálculos biliares. Estes nutrientes podem ser tomados como parte de uma dieta saudável ou como suplementos. Um maior nível de atividade pode ajudar a prevenir cálculos biliares. Enquanto o excesso de peso pode aumentar o risco de cálculos biliares e cólica biliar , rápida perda de peso também acarreta um risco aumentado. A Clínica Mayo recomenda uma taxa de perda de peso de não mais de um ou dois quilos por semana.