casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | infertilidade

E se eles não conseguirem ver o feto no ultrassom?

Existem alguns motivos pelos quais um feto pode não ser visível no ultrassom.

* Gravidez precoce. Se você estiver no início da gravidez, o feto pode ser pequeno demais para ser visto em um ultrassom. O primeiro dia em que um feto pode ser visto em um ultrassom é cerca de 5 semanas e 6 dias após o primeiro dia de sua última menstruação (DUM).
* Local de implantação. O feto se implanta no revestimento uterino e, se a implantação ocorrer na parte inferior do útero, pode ser difícil ver no ultrassom.
* Hábito corporal. Se você estiver com sobrepeso ou obesidade, pode ser mais difícil ver o feto no ultrassom. Isso ocorre porque o tecido adiposo extra pode bloquear as ondas sonoras da máquina de ultrassom.
* Miomas uterinos. Miomas uterinos são crescimentos não cancerosos que podem ocorrer no útero. Se houver miomas, eles podem bloquear as ondas sonoras da máquina de ultrassom e dificultar a visualização do feto.
* Outras condições médicas. Certas condições médicas, como útero inclinado ou útero retrovertido, podem dificultar a visualização do feto na ultrassonografia.

Se o seu médico não conseguir ver um feto na ultrassonografia, ele poderá solicitar exames adicionais para confirmar se você está grávida. Esses testes podem incluir um exame de sangue para medir os níveis de hCG ou uma repetição do ultrassom.

Em alguns casos, o feto pode não ser visível no ultrassom, mesmo se você estiver grávida. Isso é conhecido como aborto retido. Os abortos retidos são raros, mas podem ser uma experiência devastadora. Se você tiver um aborto retido, seu médico discutirá com você suas opções, que podem incluir cirurgia ou medicação para remover o feto.