casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | infertilidade

Qual é a função da placenta?

Funções da Placenta

* Troca de nutrientes: A placenta permite a troca de nutrientes, oxigênio e resíduos entre a mãe e o feto. Os nutrientes do sangue da mãe difundem-se através da placenta e para a corrente sanguínea fetal, enquanto os resíduos do feto se difundem na direção oposta.
* Troca gasosa: A placenta também permite a troca de gases entre a mãe e o feto. O oxigênio do sangue da mãe se difunde através da placenta e na corrente sanguínea fetal, enquanto o dióxido de carbono do feto se difunde na direção oposta.
* Produção hormonal: A placenta produz uma variedade de hormônios essenciais para a manutenção da gravidez. Esses hormônios incluem a gonadotrofina coriônica humana (hCG), que ajuda a manter o corpo lúteo (uma pequena glândula do ovário que produz progesterona) e o estrogênio, que ajuda a engrossar o revestimento uterino e prepará-lo para o parto.
* Proteção imunológica: A placenta ajuda a proteger o feto do sistema imunológico da mãe. Isto é importante porque o feto é geneticamente diferente da mãe e o seu sistema imunológico pode atacá-lo. A placenta produz uma série de fatores que ajudam a suprimir a resposta imunológica da mãe e a prevenir a rejeição do feto.
* Proteção física: A placenta também fornece proteção física ao feto. Ele atua como uma barreira entre o feto e o mundo exterior e ajuda a proteger o feto de choques e solavancos.