casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | infertilidade
O que significa ter gêmeos?
Ter gêmeos significa dar à luz dois bebês ao mesmo tempo. Os gêmeos podem ser monozigóticos (idênticos) ou dizigóticos (fraternos).
-
Gêmeos monozigóticos se desenvolvem a partir de um único óvulo fertilizado que se divide em dois embriões. Esses gêmeos são geneticamente idênticos e sempre do mesmo sexo.
-
Gêmeos dizigóticos desenvolver-se a partir de dois óvulos fertilizados separados. Esses gêmeos não são geneticamente idênticos e podem ser do mesmo sexo ou de sexos opostos.
A incidência de nascimentos gemelares varia em todo o mundo, mas estima-se que cerca de 1 em cada 80 nascimentos sejam gêmeos. A taxa de nascimentos de gêmeos tem aumentado nas últimas décadas, em parte devido ao uso de tratamentos de fertilidade.
Ter gêmeos pode ser uma experiência maravilhosa, mas também pode ser um desafio. Os pais de gêmeos muitas vezes precisam lidar com o dobro de fraldas, o dobro de mamadas e o dobro de acessos de raiva. No entanto, as recompensas de criar gêmeos também são duplicadas. Os pais gêmeos costumam dizer que seus filhos têm um vínculo especial que ninguém mais consegue entender.