casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | infertilidade
Um médico disse que eu era dois óvulos que se transformaram em uma pessoa, isso é possível?
Embora possa parecer incomum, é possível que dois óvulos se transformem em uma pessoa. Este fenômeno, conhecido como monocorionicidade multizigótica, ocorre quando dois óvulos fertilizados se fundem em um estágio muito inicial do desenvolvimento embrionário. Essa fusão resulta na formação de uma única placenta, saco amniótico e cordão umbilical, dando a aparência de um único bebê.
Na maioria dos casos, gêmeos monozigóticos, ou gêmeos que se desenvolvem a partir do mesmo óvulo fertilizado, compartilham uma única placenta e saco amniótico. No entanto, na monocorionicidade multizigótica, os gêmeos se desenvolvem a partir de dois óvulos separados que se fundem, levando à placenta e ao saco amniótico compartilhados, mas a material genético distinto.
É importante notar que a monocorionicidade multizigótica é uma ocorrência rara, representando apenas cerca de 1% de todas as gestações gemelares monocoriônicas. A causa exata deste fenômeno não é totalmente compreendida, mas acredita-se que esteja relacionada a fatores como predisposição genética e anormalidades durante o desenvolvimento embrionário inicial.
Se um médico informou que você é o resultado do desenvolvimento de dois óvulos em uma pessoa, provavelmente é baseado nos resultados de exames pré-natais, como exames de ultrassom, que podem revelar a presença de uma única placenta e saco amniótico. Porém, é recomendável consultar um profissional médico para maior avaliação e esclarecimentos para entender as especificidades do seu caso.