casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | infertilidade
Como o sexo é determinado nos humanos?
Nos humanos, o sexo é determinado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. O principal fator genético é a presença dos cromossomos sexuais, designados como cromossomos X e Y.
1. Fatores Genéticos: -
Cromossomos Sexuais: Os humanos têm 23 pares de cromossomos. O 23º par é conhecido como cromossomos sexuais. As mulheres têm dois cromossomos X (XX), enquanto os homens têm um cromossomo X e um cromossomo Y (XY).
> -
Cromossomo X: O cromossomo X é maior e carrega genes para várias características, incluindo aquelas não relacionadas ao sexo. Ele também contém genes para algumas características ligadas ao sexo (características cujos genes estão localizados no cromossomo X).
> -
Cromossomo Y: O cromossomo Y é menor e contém principalmente o gene do fator determinante do sexo masculino, denominado gene SRY (região Y determinante do sexo). O gene SRY desencadeia o desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos, como os testículos, durante o desenvolvimento embrionário.
2. Fatores Ambientais: Em casos raros, os factores ambientais também podem influenciar a determinação do sexo ou afectar o desenvolvimento dos órgãos sexuais:
-
Desequilíbrios hormonais: Em certos casos, os desequilíbrios hormonais durante o desenvolvimento podem levar a condições intersexuais, onde um indivíduo pode ter características sexuais ambíguas ou mistas.
-
Mutações genéticas: Raramente, mutações ou anomalias nos genes relacionados com a determinação do sexo podem resultar em padrões cromossómicos atípicos, influenciando o desenvolvimento sexual.
É importante notar que a determinação do sexo é um processo complexo influenciado tanto pela genética como por factores ambientais, e a grande maioria dos indivíduos enquadra-se nos padrões cromossómicos típicos XY (masculino) ou XX (feminino).