casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | infertilidade

O que são gêmeos intrauterinos?

Gêmeos intrauterinos são dois (ou mais) bebês que se desenvolvem no útero ao mesmo tempo. Eles podem ser idênticos (monozigóticos), o que significa que se desenvolvem a partir do mesmo óvulo fertilizado, ou fraternos (dizigóticos), o que significa que se desenvolvem a partir de dois óvulos fertilizados diferentes.

Gêmeos idênticos ocorrem quando um único óvulo fertilizado se divide em dois embriões separados no início do desenvolvimento. Isso resulta em dois bebês com o mesmo material genético, o que significa que serão do mesmo sexo e terão características físicas muito semelhantes.

Gêmeos fraternos ocorrem quando dois óvulos separados são fertilizados por dois espermatozoides diferentes. Isso resulta em dois bebês geneticamente diferentes, assim como quaisquer outros irmãos. Como tal, podem ser de sexos diferentes e ter características físicas diferentes.

Gêmeos intrauterinos compartilham o mesmo ambiente uterino, mas têm placentas e sacos amnióticos separados. Isso significa que eles não estão fisicamente conectados entre si e podem se desenvolver de forma independente.

O desenvolvimento dos gêmeos intrauterinos pode ser acompanhado por ultrassom, que permite ao médico acompanhar o crescimento e a evolução de cada bebê. Dependendo da situação específica, o médico pode recomendar o parto vaginal ou a cesariana (cesariana) para o parto dos gêmeos.

No geral, os gêmeos intrauterinos são um fenômeno fascinante que pode resultar no nascimento de dois ou mais bebês ao mesmo tempo. Embora o desenvolvimento e o parto de gêmeos possam ser mais complexos do que uma única gravidez, também podem ser uma experiência gratificante e alegre para os pais e familiares envolvidos.