casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | infertilidade

Você ainda pode estar grávida se usar o método de retirada?

Sim, ainda é possível engravidar mesmo usando o método pull-out. O método de retirada, também conhecido como retirada, envolve o parceiro masculino retirando o pênis da vagina antes que ocorra a ejaculação. Embora este método possa reduzir o risco de gravidez, não é 100% eficaz.

Mesmo que o parceiro masculino se retire antes da ejaculação, ainda existe a possibilidade de que algum esperma esteja presente no fluido pré-ejaculatório. Este fluido ainda pode conter espermatozoides vivos, que podem fertilizar um óvulo se entrar em contato com a vagina. Além disso, o método pull-out pode não ser eficaz se não for executado de forma correta e consistente.

A taxa de gravidez para usar o método pull-out varia dependendo do estudo específico. Alguns estudos encontraram uma taxa de gravidez de cerca de 4% a 18% ao longo de um ano de uso típico, enquanto outros encontraram taxas tão altas quanto 30% a 38%.

Para indivíduos que procuram um método anticoncepcional altamente eficaz, o método pull-out pode não ser a melhor escolha. Métodos mais confiáveis, como preservativos, pílulas anticoncepcionais ou dispositivo intrauterino (DIU), podem fornecer um maior nível de proteção contra gravidez não planejada.