casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | infertilidade
O que acontece com a parede do útero durante a menstruação?
Durante a menstruação, o útero sofre alterações significativas como parte do ciclo menstrual. Aqui está o que acontece com a parede do útero durante esta fase:
1.
Descamação do endométrio: O endométrio, que é o revestimento interno do útero, engrossa e se desenvolve durante a fase folicular do ciclo menstrual, em preparação para uma possível gravidez. No entanto, se a gravidez não ocorrer, o corpo lúteo (uma estrutura temporária formada após a ovulação) regride, levando a um declínio nos níveis de progesterona e estrogénio.
2.
Rompimento dos vasos sanguíneos: À medida que os níveis de progesterona e estrogênio caem, os vasos sanguíneos do endométrio começam a se contrair e eventualmente se romper. Esta ruptura dos vasos sanguíneos leva a pequenas áreas de sangramento e à formação de coágulos sanguíneos.
3.
Descamação do endométrio: A perda de suporte hormonal faz com que o endométrio se desintegre e se desprenda. Os coágulos sanguíneos, juntamente com o tecido endometrial eliminado, formam o fluxo menstrual.
4.
Contrações do útero: O útero sofre contrações leves durante a menstruação. Essas contrações ajudam a expelir o fluido menstrual e o tecido endometrial desprendido da cavidade uterina através do colo do útero e para fora do corpo.
5.
Reparação e Regeneração: Após a eliminação do endométrio, o revestimento uterino começa a se regenerar. Este processo é apoiado pelos níveis crescentes de estrogênio durante a fase proliferativa do próximo ciclo menstrual. O endométrio engrossa novamente em preparação para uma possível gravidez.
A eliminação do endométrio e os eventos associados durante a menstruação são uma parte normal do ciclo reprodutivo. Se alguém apresentar algum sintoma incomum ou excessivo durante a menstruação, é importante consultar um profissional de saúde.