casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | infertilidade

Você pode engravidar se seu marido sair da última fase da relação sexual?

Sim, uma mulher ainda pode engravidar se o seu parceiro se retirar (“retirar”) antes da ejaculação. Este método é conhecido como método de retirada ou “método de retirada”, mas não é uma forma confiável de contracepção.

Durante a relação sexual, uma pequena quantidade de líquido pré-ejaculatório é liberada antes da ejaculação. Este fluido pode conter esperma, mesmo que seu parceiro tenha ejaculado durante relações sexuais anteriores em um curto espaço de tempo. Se o esperma desse fluido pré-ejaculatório entrar em contato com a vagina, ainda pode causar gravidez.

Embora o método de coito interrompido possa por vezes ser eficaz na prevenção da gravidez, a sua taxa de insucesso é relativamente elevada em comparação com outros métodos contraceptivos. Estima-se que seja eficaz apenas cerca de 78% das vezes, o que significa que cerca de 22 em cada 100 mulheres que dependem deste método como principal forma de controlo da natalidade engravidarão todos os anos.

Portanto, se você não está tentando engravidar e deseja um método contraceptivo altamente eficaz, é recomendado o uso de outras formas de controle de natalidade, como preservativos, contraceptivos hormonais (por exemplo, pílulas anticoncepcionais, injeções) ou métodos de barreira como diafragmas. ou capuz cervical. Esses métodos proporcionam maior confiabilidade na prevenção de gravidezes indesejadas e na proteção contra infecções sexualmente transmissíveis.