casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | infertilidade

É comum o desenvolvimento de duas placentas durante a gravidez, uma vazia e com um feto vivo. O que acontecerá com o saco à medida que avança?

A ocorrência de duas placentas durante a gravidez, uma vazia e outra com feto vivo, não é um fenômeno comum. Esta condição é conhecida como "gravidez gemelar diamniótica monocoriônica" ou "gravidez gemelar com duas placentas". Ocorre quando um único óvulo fertilizado se divide em dois embriões, resultando em gêmeos idênticos (monozigóticos). Nesses casos, os gêmeos compartilham uma única camada externa de córion, mas possuem sacos amnióticos e placentas separadas.

À medida que a gravidez avança, o saco vazio normalmente degenera e é absorvido pelo corpo da mãe. O feto vivo continuará a se desenvolver dentro do respectivo saco amniótico e placenta, recebendo os nutrientes e oxigênio necessários do suprimento sanguíneo da mãe. A presença de um saco vazio geralmente não afeta a saúde e o desenvolvimento do feto vivo.

Aqui está um resumo do que pode acontecer com o saco à medida que a gravidez avança:

1. Degeneração: Em muitos casos, o saco vazio encolhe gradualmente e degenera com o tempo. Os tecidos e fluidos fetais dentro do saco vazio são reabsorvidos pelo corpo da mãe.

2. Absorção: O saco vazio pode eventualmente ser absorvido pela placenta restante ou pelo revestimento uterino. Este processo pode ocorrer naturalmente sem causar complicações.

3. Síndrome de transfusão entre gêmeos (TTTS): Em alguns casos raros, a presença de um saco vazio pode estar associada à STFF. TTTS é uma condição em que há compartilhamento desigual de sangue e nutrientes entre os gêmeos devido a conexões anormais nas placentas. Esta condição pode levar a complicações de saúde para ambos os gêmeos.

4. Monitoramento: Normalmente, a presença de duas placentas e um saco vazio é cuidadosamente monitorada pelos profissionais de saúde durante a gravidez. Ultrassonografias e testes regulares ajudam a avaliar o bem-estar do feto vivo e monitorar a progressão do saco vazio.

É importante que as pessoas que vivenciam uma gravidez gemelar com duas placentas recebam cuidados pré-natais regulares e sigam as orientações do seu médico. Eles monitorarão de perto a gravidez e abordarão quaisquer preocupações potenciais que possam surgir.