casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | infertilidade
Você pode usar fertilização in vitro após uma tubaligadura?
A fertilização in vitro (FIV) é um tratamento de fertilidade que pode ser usado para ajudar casais a conceber um filho. Durante a fertilização in vitro, os óvulos são retirados dos ovários e fertilizados com espermatozoides em uma placa de laboratório. Os embriões resultantes são então transferidos para o útero.
A laqueadura tubária é um procedimento cirúrgico que corta, amarra ou sela as trompas de falópio, as trompas que transportam os óvulos dos ovários para o útero. Isso evita que os óvulos sejam fertilizados pelos espermatozoides e é considerado uma forma permanente de controle de natalidade.
Na maioria dos casos, a fertilização in vitro não pode ser usada após uma laqueadura porque as trompas de falópio não são mais capazes de transportar óvulos. No entanto, existem algumas exceções. Em alguns casos, pode ser possível reverter a laqueadura e restaurar a fertilidade. Em outros casos, pode ser possível usar a fertilização in vitro com uma técnica chamada aspiração microcirúrgica de esperma do epidídimo (MESA) ou aspiração percutânea de esperma do epidídimo (PESA). Essas técnicas envolvem a recuperação de espermatozoides diretamente do epidídimo, o tubo que armazena os espermatozoides nos testículos.
Se você está considerando a fertilização in vitro após uma laqueadura, é importante conversar com seu médico para discutir suas opções.