casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | infertilidade
O que acontece durante o segundo trimestre?
Semanas 13–28:O segundo trimestre Durante o segundo trimestre, seu corpo passa por muitas mudanças significativas para acomodar o crescimento do bebê. Essas mudanças incluem:
*
Sua barriga começará a aparecer. À medida que o útero cresce, ele empurra seu estômago para fora e faz você parecer grávida.
*
Você pode começar a sentir o bebê se mexendo. Por volta das 16 semanas, você poderá sentir os primeiros movimentos do bebê, conhecidos como aceleração. Esses movimentos se tornarão mais fortes e frequentes com o tempo.
*
Seus seios começarão a produzir leite. Seus seios começarão a produzir colostro, um leite fino e amarelado que alimentará seu bebê nos primeiros dias após o nascimento.
*
Seu peso aumentará. Você ganhará peso de forma constante durante o segundo trimestre, à medida que seu bebê crescer e seu corpo produzir sangue e líquidos extras.
*
Você pode experimentar outras alterações, como:
* fadiga
* náusea
* vômito
* constipação
* azia
*micção frequente
* dor nas costas
* cãibras nas pernas
* corrimento vaginal
*mudanças de humor
Testes e consultas importantes Durante o segundo trimestre, você fará consultas pré-natais regulares com seu médico. Essas visitas incluirão:
*
Ultrassom: Um ultrassom é um teste indolor que usa ondas sonoras para criar imagens do seu bebê. Este teste pode ser usado para:
*confirme sua gravidez
* determine a idade e o tamanho do seu bebê
*verifique se há alguma anormalidade
*
Exames de sangue: Os exames de sangue podem ser usados para verificar anemia, infecções e outras condições de saúde.
*
Testes de urina: Os exames de urina podem ser usados para verificar proteínas, glicose e outras substâncias na urina.
*
Verificações de peso: Seu médico monitorará seu ganho de peso durante a gravidez.
*
Exames pélvicos: Os exames pélvicos são usados para verificar a saúde da vagina, do colo do útero e do útero.
*
Ouvir os batimentos cardíacos do bebê: Seu médico ouvirá os batimentos cardíacos do seu bebê em cada consulta pré-natal.
O que fazer durante o segundo trimestre Além de comparecer às consultas de pré-natal, há outras coisas que você pode fazer durante o segundo trimestre para garantir uma gravidez saudável:
*
Faça uma dieta saudável. Coma muitas frutas, vegetais e grãos integrais. Escolha proteínas magras e laticínios com baixo teor de gordura. Evite alimentos processados, bebidas açucaradas e quantidades excessivas de cafeína e álcool.
*
Faça exercícios regularmente. O exercício é seguro e benéfico para mulheres grávidas. Escolha exercícios de intensidade moderada, como caminhada, natação ou ioga. Evite atividades que coloquem você em risco de lesões, como esportes de contato ou levantamento de peso.
*
Tome vitaminas pré-natais. As vitaminas pré-natais ajudam a garantir que você e seu bebê recebam os nutrientes de que precisam.
*
Durma o suficiente. A maioria das mulheres grávidas precisa de cerca de 8 a 10 horas de sono por noite.
*
Gerencie o estresse. O estresse pode ter um impacto negativo na sua gravidez. Encontre maneiras saudáveis de controlar o estresse, como exercícios, técnicas de relaxamento ou conversando com um terapeuta.
*
Evite a exposição a substâncias nocivas. Evite a exposição a substâncias nocivas, como chumbo, mercúrio e fumaça de tabaco.
*
Prepare-se para a chegada do seu bebê. Comece a se preparar para a chegada do seu bebê criando um plano de parto, escolhendo um pediatra e comprando roupas e materiais de maternidade.
Ligue imediatamente para seu médico se você tiver: * Dor intensa na barriga ou nas costas
*Sangramento vaginal
* Um jato repentino de líquido saindo da vagina
* Contrações regulares ou crescentes de intensidade
* Febre de 100,4 graus Fahrenheit ou superior
* Fortes dores de cabeça ou tonturas
* Visão turva
* Dificuldade em respirar
* Dor no peito
* Dor ou inchaço nas pernas
*Qualquer outro sintoma preocupante
O segundo trimestre é um período de crescimento e mudanças significativas para você e seu bebê. Seguindo essas dicas, você pode ajudar a garantir uma gravidez saudável e um parto seguro e saudável.