casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | infertilidade

Por que você acha que a formação do endosperma não ocorre até que ocorra a fertilização?

A formação do endosperma ocorre antes da fertilização em algumas angiospermas, um fenômeno denominado desenvolvimento autônomo do endosperma. No entanto, na maioria dos casos, a formação do endosperma é desencadeada pela fertilização. Aqui estão algumas razões pelas quais a formação do endosperma está frequentemente ligada à fertilização:

Fertilização Dupla:Nas angiospermas, o processo de fertilização envolve duas fertilizações. Um espermatozóide se funde com o óvulo para formar o zigoto, que se desenvolve no embrião. A outra célula espermática se funde com dois núcleos polares na célula central do saco embrionário, resultando em uma célula triplóide conhecida como célula-mãe do endosperma ou célula primária do endosperma (PEC).

Ativação do desenvolvimento do endosperma:A fusão do espermatozóide com os núcleos polares desencadeia a ativação do desenvolvimento do endosperma. O PEC sofre divisões mitóticas para produzir múltiplos núcleos livres ou um endosperma celular, dependendo da espécie vegetal.

Função nutritiva do endosperma:O endosperma serve principalmente como um tecido rico em nutrientes que nutre o embrião em desenvolvimento. Ele armazena materiais de reserva como amido, proteínas e lipídios que são essenciais para o crescimento do embrião antes e durante a germinação das sementes. O endosperma também fornece proteção ao embrião dentro da semente.

Regulação pelos hormônios vegetais:A fertilização leva a alterações hormonais no saco embrionário e nos tecidos circundantes. Esses sinais hormonais, incluindo auxina, citocinina e giberelina, desempenham um papel crucial na regulação do desenvolvimento do endosperma. As alterações hormonais induzidas pela fertilização estimulam a divisão e diferenciação das células do endosperma, garantindo o desenvolvimento adequado do endosperma.

Sincronização do desenvolvimento do embrião e do endosperma:Vincular a formação do endosperma à fertilização garante o desenvolvimento coordenado do embrião e do endosperma. O crescimento e a maturação do embrião e do endosperma estão intimamente sincronizados para atender às necessidades nutricionais do embrião em desenvolvimento e preparar a semente para dispersão e germinação.

Ao acoplar a formação do endosperma à fertilização, as angiospermas garantem a disponibilidade de nutrientes para o desenvolvimento do embrião, sincronizam o crescimento de ambos os tecidos e protegem o embrião dentro da semente.