casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | infertilidade
Por que os órgãos reprodutivos femininos estão dentro?
Existem algumas razões pelas quais os órgãos reprodutivos femininos estão localizados no interior do corpo.
*
Proteção. Os órgãos reprodutivos femininos estão localizados no abdômen, que é um local relativamente seguro para eles. Eles são protegidos de lesões externas e infecções pelos ossos da pelve e pelos músculos do abdômen.
*
Regulação de temperatura. O ambiente interno do corpo é relativamente estável, o que é importante para o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos femininos. Os ovários, que produzem óvulos, são particularmente sensíveis às mudanças de temperatura. Se os ovários estivessem localizados na parte externa do corpo, teriam maior probabilidade de serem expostos a temperaturas extremas, o que poderia danificar os óvulos.
*
Secreção de hormônios. Os órgãos reprodutivos femininos secretam vários hormônios, incluindo estrogênio e progesterona. Esses hormônios são responsáveis por regular o ciclo menstrual e preparar o corpo para a gravidez. Se os órgãos reprodutivos femininos estivessem localizados fora do corpo, os hormônios que eles secretam não seriam capazes de atingir seus órgãos-alvo tão facilmente.
*
Parto. A localização interna dos órgãos reprodutivos femininos permite um processo de nascimento mais gradual e controlado. Se o bebê nascesse através de uma abertura na parte externa do corpo, seria mais provável que se machucasse.
Além destas razões, há também algumas evidências de que a localização interna dos órgãos reprodutivos femininos pode ter evoluído como resultado da seleção sexual. Os homens podem achar as mulheres que ocultaram os órgãos reprodutivos mais atraentes porque têm menos probabilidade de serem sexualmente promíscuas.