casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | infertilidade
O que causa o aborto espontâneo aos 5 meses?
1. Descolamento prematuro da placenta - Nessa condição, a placenta se separa da parede do útero antes do bebê nascer, causando sangramento e privando o bebê de oxigênio e nutrientes.
- Fatores de risco:tabagismo, hipertensão, abuso de drogas, idade materna avançada, multiparidade, desnutrição
2. Insuficiência cervical (colo do útero incompetente) - Esta é uma condição na qual o colo do útero não consegue suportar o peso do útero em crescimento, levando à dilatação prematura e à expulsão do bebê.
- Fatores de risco:cirurgia cervical anterior, abortos múltiplos, anomalias congênitas do colo do útero
3. Pré-eclâmpsia - Uma complicação da gravidez caracterizada por pressão arterial elevada e proteínas na urina.
- Fatores de risco:primeira gravidez, gravidez múltipla, idade materna avançada, história de pré-eclâmpsia, hipertensão crônica, diabetes, obesidade.
4. Infecção - Infecções como listeriose, toxoplasmose e rubéola podem atravessar a placenta e causar aborto espontâneo em qualquer fase da gravidez.
5. Anomalias fetais - Grandes anomalias estruturais ou genéticas no feto podem levar ao aborto espontâneo.
6. Condições de saúde materna - Certas condições médicas, como diabetes não controlada, problemas de tireoide, doenças autoimunes e anomalias uterinas, podem aumentar o risco de aborto espontâneo.
7. Fatores de estilo de vida - Fumar, consumo excessivo de álcool e uso de drogas ilegais podem aumentar o risco de aborto espontâneo.
8. Aborto inexplicável - Em alguns casos, a causa do aborto permanece desconhecida, apesar de extensos testes e avaliações.