casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | infertilidade

Eu fiz um ultrassom e eles viram 2 sacos gestacionais, mas apenas um era bebê. Então, eu queria saber se os ultrassons não detectam o outro ou não, ainda há uma boa chance de ter gêmeos?

Um ultrassom é um método muito preciso para detectar gestações múltiplas e é muito improvável que o ultrassom não tenha percebido o outro bebê se houvesse dois sacos gestacionais. Gestações múltiplas podem ser facilmente perdidas no início da gravidez. A maioria dos múltiplos perdidos ocorre quando um ultrassom é realizado muito cedo – entre quatro e seis semanas. Às seis semanas, os batimentos cardíacos dos gêmeos normalmente podem ser detectados. Este é um marco importante, uma vez que ainda pode haver um gêmeo desaparecido nesta fase. É possível que o gêmeo seja pequeno demais para ser visto. Nesse caso, o médico ou ultrassonografista geralmente agendará uma ultrassonografia de acompanhamento em algumas semanas para verificar o desenvolvimento da gravidez e verificar se há evidências de gêmeos. No entanto, também é possível que a gravidez tenha sido originalmente gemelar, mas um dos embriões tenha parado de se desenvolver. Isso é conhecido como "gêmeo desaparecido" ou "aborto espontâneo". Nesse caso, a ultrassonografia pode mostrar um saco gestacional vazio, que são os restos do embrião não desenvolvido.

No geral, é improvável que o ultrassom não tenha percebido o outro bebê se houvesse dois sacos gestacionais. No entanto, ainda é possível, e o médico ou ultrassonografista geralmente agendará uma ultrassonografia de acompanhamento para verificar o desenvolvimento da gravidez e ver se há evidências de aborto espontâneo ou desaparecimento de gêmeos.