casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | infertilidade
Dois folículos na ovulação quais são as chances de ter gêmeos?
Se dois óvulos maduros forem liberados durante a ovulação e fertilizados por dois espermatozóides separados, isso pode resultar em gêmeos fraternos (dizigóticos). Gêmeos fraternos ocorrem quando dois espermatozoides diferentes fertilizam dois óvulos separados. Por serem formados a partir de óvulos e espermatozoides diferentes, os gêmeos fraternos podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes, assim como os irmãos não gêmeos.
A chance de ter gêmeos fraternos é afetada por vários fatores, incluindo genética e tratamentos reprodutivos. Algumas mulheres têm maior probabilidade de liberar vários óvulos durante a ovulação devido a fatores genéticos ou condições como a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Além disso, certos tratamentos de fertilidade, como medicamentos para indução da ovulação ou fertilização in vitro (FIV), podem aumentar as chances de liberação de vários óvulos e, portanto, a probabilidade de gêmeos fraternos.
É importante observar que ter dois folículos na ovulação não garante a ocorrência de gêmeos fraternos. As chances de engravidar e de ocorrência de gêmeos podem variar de acordo com as circunstâncias individuais e o sucesso da fertilização e implantação.