casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | infertilidade
A perda de um testículo afetará a reprodução?
Sim, perder um testículo pode afetar a reprodução. Os testículos são responsáveis pela produção de espermatozoides e testosterona, essenciais para a reprodução nos homens. Se um homem perder um testículo, ele ainda poderá produzir espermatozoides suficientes para se reproduzir, mas sua fertilidade será reduzida. Em alguns casos, a perda de um testículo pode levar à infertilidade.
Veja como a perda de um testículo pode afetar a reprodução: -
Produção de esperma: Cada testículo produz milhões de espermatozoides todos os dias. Se um homem perder um testículo, ele produzirá apenas metade da quantidade de espermatozoides que produzia antes. Isso pode dificultar a fertilização de um óvulo.
-
Produção de testosterona: Os testículos também produzem testosterona, um hormônio essencial para o desenvolvimento e função sexual masculina. A testosterona ajuda a manter o desejo sexual e a função erétil do homem. Também ajuda a construir massa muscular e óssea e a produzir glóbulos vermelhos. Se um homem perder um testículo, ele produzirá apenas metade da testosterona que produzia antes. Isso pode levar a vários problemas, incluindo diminuição do desejo sexual, disfunção erétil, fraqueza muscular e osteoporose.
-
Infertilidade: Em alguns casos, a perda de um testículo pode levar à infertilidade. É mais provável que isso aconteça se o homem já tiver uma contagem baixa de espermatozóides ou se tiver outros problemas de saúde que afetem a fertilidade.
Se você está preocupado sobre como a perda de um testículo afetará sua reprodução, converse com seu médico.