casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | infertilidade
Como o sexo do embrião pode ser determinado?
O sexo de um embrião é determinado pelos cromossomos sexuais. Os humanos têm dois cromossomos sexuais, X e Y. As mulheres têm dois cromossomos X (XX), enquanto os homens têm um cromossomo X e um cromossomo Y (XY). O cromossomo Y contém o gene SRY (região Y determinante do sexo), que desencadeia o desenvolvimento de características masculinas.
O sexo do embrião é determinado no momento da fecundação. Se o espermatozoide que fertiliza o óvulo possuir um cromossomo X, o embrião será feminino. Se o espermatozoide carregar um cromossomo Y, o embrião será masculino.
Existem algumas maneiras de determinar o sexo de um embrião. Uma maneira é através de testes genéticos. Isso pode ser feito coletando uma amostra de células do embrião e analisando os cromossomos. Outra forma de determinar o sexo de um embrião é através do ultrassom. Este é um procedimento não invasivo que utiliza ondas sonoras para criar imagens do embrião. Se o embrião for masculino, a ultrassonografia mostrará a presença de um pênis. Se o embrião for feminino, a ultrassonografia não mostrará a presença de pênis.
O sexo de um embrião também pode ser determinado através de amniocentese. Este é um procedimento no qual uma agulha é inserida no saco amniótico e uma amostra de líquido amniótico é retirada. O líquido amniótico pode então ser testado quanto à presença do gene SRY. Se o gene SRY estiver presente, o embrião é masculino. Se o gene SRY não estiver presente, o embrião é feminino.
A amniocentese é um procedimento mais invasivo que o ultrassom e apresenta um pequeno risco de aborto espontâneo. No entanto, é uma forma mais precisa de determinar o sexo de um embrião.