casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | infertilidade

Estupro e contracepção de emergência:o que saber

Contracepção de emergência
A contracepção de emergência (CE) é um método de prevenção da gravidez após sexo desprotegido ou falha contraceptiva.

Opções:

* DIU de cobre, que é 99% eficaz – Mais eficaz. Pode ser usado até 5 dias após a relação sexual desprotegida.

*Levonorgestrel, também conhecida como pílula do dia seguinte ou Plano B – Mais comum. Deve ser tomado até 72 horas após a relação sexual desprotegida, mas quanto antes melhor.

* Acetato de ulipristal, marca Ella – Pode ser tomado até 5 dias após a relação sexual desprotegida.

O DIU de cobre, o levonorgestrel e o acetato de ulipristal não protegem contra infecções sexualmente transmissíveis. Os preservativos são a forma mais eficaz de proteção contra a transmissão das duas infecções.

Depois do estupro
A contracepção de emergência deve ser oferecida às sobreviventes de violência sexual o mais rapidamente possível. Todos os métodos mencionados acima funcionarão melhor quando tomados o mais rápido possível, no máximo em 72 horas. Os sobreviventes de agressão sexual têm os seguintes direitos na maioria dos estados que garantem acesso rápido à CE

- Confidencialidade, o que significa que os prestadores de cuidados de saúde não partilharão informações de saúde de um menor sem primeiro receber o consentimento dos pais ou tutor, exceto em situações limitadas em que a denúncia de abusos ou outros comportamentos criminosos possa ser obrigatória.
- Ausência de consentimento dos pais/tutores para que os serviços de saúde sexual obtenham cuidados sem consultar os pais ou tutores.

Além disso, os centros de crise de violência sexual em todo o país costumam transportar doses de Levonorgestrel gratuitamente. Um conselheiro treinado em crises de estupro pode ajudar a fornecer isso se não puder ser obtido em uma farmácia ou no pronto-socorro de um hospital.

Nos casos em que uma mulher menstruou pelo menos uma vez, ela pode solicitar Levonorgestrel on-line usando determinados serviços, como o Nurx, para evitar a necessidade de consultar um médico pessoalmente. No entanto, um prestador de cuidados de saúde ou conselheiro em crises de violação pode ser recomendado por estas plataformas apenas por segurança.