casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | infertilidade

O que realmente acontece quando você tem gêmeos (ou mais)

Gravidez

* Seu corpo produzirá mais hormônios. Isso pode causar uma variedade de sintomas, incluindo enjoos matinais, fadiga e ganho de peso.
* Você precisará ingerir mais calorias. Agora você está comendo por dois (ou mais), então precisará aumentar sua ingestão de calorias em cerca de 300-500 calorias por dia.
* Você precisará beber mais líquidos. Você precisará beber cerca de 10 xícaras de líquidos por dia, incluindo água, suco e leite.
* Sua barriga vai crescer. À medida que seus bebês crescem, sua barriga fica maior. Você pode começar a aparecer já na 12ª semana de gravidez.
* Você pode sentir dores nas costas. O peso extra da barriga pode sobrecarregar as costas, causando dor.
* Você pode ter inchaço. Inchaço nas mãos, pés e tornozelos é comum durante a gravidez.
* Você pode estar com prisão de ventre. O aumento dos níveis de progesterona durante a gravidez pode retardar a digestão, causando prisão de ventre.
* Você pode ter hemorróidas. Hemorróidas são veias inchadas no reto que podem causar dor, coceira e sangramento.
* Você pode ter varizes. As varizes são veias inchadas e retorcidas que podem aparecer nas pernas, pés e vulva.
* Você pode ter azia. A azia é uma sensação de queimação no peito causada pelo retorno do ácido estomacal para o esôfago.
* Você pode ter diabetes gestacional. O diabetes gestacional é um tipo de diabetes que se desenvolve durante a gravidez. É causada pela produção de hormônios pela placenta que bloqueiam os efeitos da insulina, um hormônio que ajuda o corpo a usar a glicose como energia.
* Você pode ter pré-eclâmpsia. A pré-eclâmpsia é uma doença grave que pode se desenvolver durante a gravidez. É causada por pressão alta e proteínas na urina.

Trabalho e entrega

* O trabalho de parto e o parto podem ser mais curtos do que com um único bebê. Isso ocorre porque as contrações costumam ser mais fortes e frequentes em vários bebês.
* Você pode ter mais de um bebê ao mesmo tempo. Isso é chamado de nascimento múltiplo.
* Você pode precisar de uma cesariana (cesariana). A cesariana é um procedimento cirúrgico em que os bebês nascem através de uma incisão no abdômen.
* Você pode ter mais sangramento após o parto. Isso ocorre porque o útero é maior e há mais vasos sanguíneos envolvidos no parto.
* Você pode precisar de mais pontos após o parto. Isso ocorre porque a vagina e o períneo ficam mais esticados com vários bebês.
* Você pode precisar ficar mais tempo no hospital após o parto. Isso ocorre porque você e seus bebês precisarão ser monitorados de perto.

Pós-parto

* Você ficará muito cansado. Cuidar de vários bebês dá muito trabalho e você provavelmente ficará exausto.
* Você pode ter depressão pós-parto. A depressão pós-parto é um tipo de depressão que pode se desenvolver após o parto. É causada por uma combinação de fatores, incluindo alterações hormonais, privação de sono e estresse de cuidar de vários bebês.
* Você pode ter problemas para amamentar. Amamentar vários bebês pode ser um desafio, mas é possível. Pode ser necessário conversar com um consultor de lactação para obter ajuda.
* Você pode precisar de ajuda com os cuidados infantis. Cuidar de vários bebês pode ser cansativo, por isso é importante pedir ajuda à família e aos amigos.
* Você acabará se adaptando à vida com vários bebês. Pode levar algum tempo, mas você acabará se adaptando aos desafios e recompensas de ser pai de vários filhos.